Trabalhadores da JBS buscam proteção

Trabalhadores da JBS buscam proteção

Eles querem comitê que ajude a preservação dos empregos

103
0

A Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins (CNTA Afins) protocolou no Ministério do Trabalho pedido para que o órgão crie e integre – com a entidade e a JBS – um “comitê preventivo tripartite”. A função dessa comissão seria a de defender o emprego dos trabalhadores nas empresas do grupo. Atualmente, a JBS ocupa quase um quarto da força de trabalho de toda a indústria frigorífica brasileira – 133 mil pessoas de um total de 550 mil.

“Diante do panorama que envolve os controladores da empresa, que confessaram pagamentos de propina, subornos, doações ilegais e outras práticas criminosas amplamente noticiadas, não resta nenhuma dúvida que estes fatos geram uma tensão enorme aos milhares de trabalhadores empregados nas unidades da JBS”, diz o pedido.

Segundo a CNTA, a tensão generalizada com o medo da perda do emprego, aumenta o risco dos acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.

Ao comitê tripartite caberia estudar medidas capazes de tranquilizar os trabalhadores e “evitar que mais milhares deles venham se juntar aos já milhões de desempregados”, conclui a instituição.

Fonte: CNTA Afins

DEIXE UM COMENTÁRIO