Supermercado vende além do esperado

Supermercado vende além do esperado

O crescimento real acumulado até novembro foi a 1,51%

98
0
Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) anuncia que as vendas reais (descontada a inflação) das empresas do setor recuaram 0,23% no mês passado ante outubro, mas aumentaram 5% na comparação com novembro do ano passado.

Com esse resultado, os supermercados brasileiros acumulam crescimento real de 1,51% no ano. Esse desempenho está acima do projetado pela entidade, que vem trabalhando com a hipótese de uma expansão real de 1,0% nas vendas em 2016.

De acordo com pesquisa realizada pelo Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do Estado de São Paulo (Sincovaga), que representa mais de 40 mil empresas, os supermercadistas brasileiros estão otimistas. A ano de 2017 seguramente será melhor que 2016, na opinião de 76% deles.

Este ano, no entanto, não terminará tão ruim quanto o esperado. Apesar de 52% afirmarem não ter alcançado os objetivos de vendas traçados no início do ano, um terço (33%) dos entrevistados garante que o desempenho foi igual ao de 2015. Para 14% os resultados superaram as expectativas.

O otimismo não é o mesmo em relação ao movimento de Natal: 31% dos supermercadistas acreditam em um período fraco em vendas, pior que o de 2015. Para 45% dos consultados, o fluxo de clientes neste final de ano, caiu muito ou ao menos um pouco; para 20,7%, aumentou.

Fonte: Abras e Newtrade

DEIXE UM COMENTÁRIO