Nos EUA, uma batalha entre as pizzarias

Nos EUA, uma batalha entre as pizzarias

Expansão da Domino’s incomoda Pizza Hut e Papa John’s

158
0

A segunda maior rede de pizzarias dos EUA está incomodando suas vizinhas de cima e de baixo, graças ao crescimento das vendas que tem conseguido no mercado doméstico, de dois dígitos, muito superior ao das concorrentes.

No terceiro semestre do ano passado, a Domino’s Pizza anunciou crescimento de 13% ante o mesmo período de 2015 no conceito “mesmas lojas”, aquelas que funcionam há um ano ou mais. Foi o 22º trimestre consecutivo de expansão. A terceira marca do ranking das maiores, a Papa John’s reportou crescimento de 5,5% nas mesmas condições. Já a líder do mercado, a Pizza Hut – com dados mais atuais – do quarto trimestre de 2016 –, divulgados na semana passada, mostrou um recuo de 4% em igual comparação.

Tanto a Pizza Hut quanto a Papa John’s estão adotando novas estratégias na corrida do crescimento. A primeira vai

investir em tecnologia para se caracterizar mais como uma empresa de delivery – categoria na qual a Domino’s se baseia para crescer. Segundo Greg Creed, CEO da Yum! Brands, que controla a marca – e também a KFC e a Taco Bell – as instalações de mais da metade dos restaurantes da Pizza Hut dos EUA não têm condições ideais para um delivery eficiente.

A Papa John’s, de seu lado, trabalha na melhora da imagem, tanto externa – destacando valores familiares em suas campanhas publicitárias, quanto interna – valorizando os funcionários. Um exemplo: “Engenhocas não fazem pizzas melhores; nosso pessoal e ingredientes fazem”, diz o CEO da companhia, John Schnatter, em um anúncio que mostra drones entregando pizza. Uma alusão direta à Domino’s, que realizou a proeza, em novembro do ano passado na Nova Zelândia.

A disputa entre as três marcas é coisa de gente grande, pois se desenvolve em um mercado estimado ao redor dos US$ 45 bilhões em 2016 (sem contar pizzas congeladas) e representa cerca de 9,5% de todo o food service americano. A Pizza Hut, que o lidera, tem 16.409 restaurantes, 745 deles inaugurados no ano passado em 74 países, a maioria (551) em mercados emergentes. A Domino’s Pizza também cosmopolita, possui 13.200 endereços em 80 países. A Papa John’s, mais doméstica, atualmente é uma rede de 4.971 unidades. Do total, 3.411 estão nos EUA (736 próprias e 2.675 franqueadas) e 1.560 espalhados pelo mundo.

Fonte: brandchannel

DEIXE UM COMENTÁRIO