No Dia da Pizza, há muito a comemorar

No Dia da Pizza, há muito a comemorar

Cidade de São Paulo é vice-campeã do consumo mundial

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O Brasil comemora hoje uma das principais datas da agenda gastronômica, o Dia da Pizza, celebrado desde 1985. A cidade de São Paulo tem as credenciais para levar mais a sério tal celebração. Com a média de 572 mil unidades diárias, segundo a Associação Pizzarias Unidas do Estado de SP (Apuesp), é a segunda cidade que mais consome o prato no mundo, perdendo só para Nova York. Também é responsável por virtualmente metade do consumo do País, de 1,1 milhão de pizzas por dia , incluindo as congeladas e as vendidas em padarias.

Para dar conta dessa preferência, a capital paulista conta com cerca de cinco mil pizzarias. No estado são 11 mil e no País todo 36 mil, que dão emprego a respectivamente 116 mil e 360 mil pessoas. O mercado brasileiro é estimado em torno de R$ 22 bilhões ao ano, sendo que mais de um terço – 38,6% ou R$ 8,5 bilhões ao ano – fica no estado de São Paulo.

Com tal movimento, as pizzarias são responsáveis por 9% do mercado de food service brasileiro, segundo a GS&MD – Gouvêa de Souza. Nos EUA a participação é parecida: 9,5%. Lá, porém, o faturamento é mais de cinco vezes superior ao brasileiro: US$ 45 bilhões em 2016. Apenas a líder local, a Pizza Hut (US$ 5,8 bilhões em vendas em 2016) é responsável pelo equivalente a 86% das vendas de todo o segmento do Brasil.

Para marcar a data, estará aberta, hoje e amanhã, no Pavilhão de Exposições Anhembi, em São Paulo, a ExpoPizzaria Atacadão 2017, patrocinada pela bandeira de atacarejo do Carrefour. A exibição, que se apresenta como o segundo maior evento do gênero no mundo, espera receber cinco mil visitantes. A principal atração será a apresentação de uma pizza gigante, que ficará exposta durante todo o dia de hoje. Com 40 metros de comprimento, levou mais de 200 quilos de farinha de trigo, 150 litros de molho de tomate, 500 tomatinhos-cereja, 250 quilos de muçarela, meio quilo de azeitonas pretas e 500 gramas de manjericão fresco.

Fonte: Apuesp, GS&MD e Brandchannel

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