Ministério faz lição de casa para EUA

Ministério faz lição de casa para EUA

Normas de inspeção em frigoríficos estão sendo revisadas

95
0

O Ministério da Agricultura anunciou que está revisando as normas de inspeção em frigoríficos. Isso, para atender as exigências dos EUA, que suspenderam temporariamente a importação de carne in natura do Brasil, quando a fiscalização local encontrou abcessos em alguns lotes de carnes. Quando estiver pronta a instrução normativa (IN) sobre o assunto, o ministro Blairo Maggi a levará pessoalmente às autoridades norte-americanas, para negociar o fim do embargo.

Ao mesmo tempo, o ministério promete investigar os motivos da reação ocorrida por vacina em bovinos (que causou os abcessos) e auditar frigoríficos que exportam para os EUA.

Na semana passada, os secretários estaduais de Agricultura, reunidos em Brasília, sugeriram ao ministério mudanças na inspeção de produtos de origem animal. Eles querem autorização, por lei federal, para inspeção privada, com a permissão para que estados que adotam esses serviços possam comercializar os produtos dentro do país. A inspeção é tratada distintamente da fiscalização e da auditoria, ambas de competência exclusiva de governo. Segundo o Guilherme Marques, diretor do Departamento de Saúde

Animal do ministério e presidente da Comissão Sul-Americana para a Luta contra a Febre Aftosa (Cosalfa), a experiência já é adotada no mundo inteiro e reconhecida pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

Fonte: Ministério da Agricultura

DEIXE UM COMENTÁRIO