Maggi defenderá vinhos no Simples

Maggi defenderá vinhos no Simples

Ministro prometeu interceder pela inclusão de vinícolas

235
0
DIVULGAÇÃO

O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, prometeu ontem interceder junto ao presidente da República para que sancione a inclusão das micro e pequenas vinícolas no Simples Nacional. O projeto nesse sentido foi aprovado no dia 4 de outubro pelo Congresso Nacional e agora está apenas a espera da assinatura presidencial para virar lei.

Maggi fez a promessa em Bento Gonçalves (RS), durante o 39º Congresso Mundial da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), o primeiro realizado no Brasil (foto).

Apoiado pela senadora Ana Amelia Lemos (PP-RS), o presidente do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Dirceu Scottá, destacou que a sanção da lei do Simples ajudará a remover barreiras ao setor. “Temos alguns desafios que precisamos superar para sermos mais competitivos”, disse. “Entre eles está a ampliação da cultura do vinho para elevar o consumo per capita que hoje é cerca de dois litros, a desoneração e simplificação da tributação e ainda a superação de desafios logísticos que são enormes devido às dimensões continentais do Brasil”.

O congresso se realizou em um momento de desânimo para os produtores de vinho. Na sexta-feira passada a OIV anunciou em Paris que, por problemas climáticos, haverá neste ano uma queda de 5% na produção mundial ante o ano passado, para 259 milhões de hectolitros. O Brasil sofrerá a retração mais severa, de 50%, caindo de 2,8 milhões de hectolitros em 2015, para 1,2 milhão, segundo a organização.

Fonte: Ibravin

DEIXE UM COMENTÁRIO