Indústria e consumidor mais otimistas

Indústria e consumidor mais otimistas

Confiança bate chega à maior marca desde julho de 2014

158
0

O Índice de Confiança da Indústria (ICI), medido pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV) deste mês mostra que os empresários do setor de transformação retomam o otimismo. O indicador passou de 86,1 para 88,2 pontos, a maior marca desde os 88,8 de julho de 2014 e reverteu o comportamento de desânimo registrado em agosto.

Em outro levantamento, a FGV apurou que a percepção dos consumidores está parecida e chega ao maior nível desde janeiro de 2015. Com alta de 1,3 ponto, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) foi a 80,6 pontos em setembro.

Para o ICI foram ouvidos dirigentes de 1.122 companhias de 19 segmentos, 12 dos quais indicaram melhoria nas avaliações tanto em relação ao momento atual quanto no quadro previsto para daqui a seis meses.

Quanto ao Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci) ocorreu pequena elevação, de 0,9 ponto percentual, atingindo 74,7%, no maior patamar desde dezembro de 2015.

Anteriormente, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) informara que seu Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) aumentara em setembro, pelo quinto mês consecutivo. Foi a 53,7 pontos 2,2 pontos a mais que em agosto, avançando um pouco mais dentro da zona de otimismo (acima de 50 pontos).

Fonte: Agência Brasil

DEIXE UM COMENTÁRIO