“Cachaça do Brasil” agora virou marca

“Cachaça do Brasil” agora virou marca

Camex regulamenta o uso do nome, em apoio à exportação

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A utilização das expressões “cachaça”, “Brasil” e “cachaça do Brasil” em rótulos da popular bebida foi regulamentada pela Câmara de Comércio Exterior (Camex) no último dia 27. A providência complementa Decreto Presidencial de 2001 – até agora não regulamentado – sobre o uso da indicação geográfica (IG) para a cachaça. De acordo com o texto, aquelas expressões podem ser empregadas exclusivamente por produtores estabelecidos no País.

“O reconhecimento da marca cachaça vai valorizar o produto nacional no mercado externo”, afirma o secretário de Relações Internacionais do Agronegócio (SRI) do Ministério da Agricultura, Odilson Ribeiro e Silva. Segundo ele, as negociações para que outros países reconheçam a bebida como tipicamente brasileira vão se intensificar. No fim deste mês, por exemplo, o assunto será debatido com a União Europeia.

Para seguir a regulamentação baixada, o Ministério da Agricultura tem 12 meses – contados a partir do momento em que a medida for publicada no Diário Oficial – para fiscalizar destilarias que já exportam cachaça. Os fabricantes que só atendem o mercado interno serão inspecionados em 24 meses.

As exportações brasileiras de cachaça chegaram a US$ 13 milhões no ano passado, segundo o Ministério.

Fonte: Ministério da Agricultura

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